A data é marcada por ser feriado em diversos municípios das regiões como Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá, Ituiutaba e Patrocínio. Em Uberlândia, este ano o feriado foi antecipado para o dia 12 de junho, como uma estratégia da Prefeitura para tentar reduzir o contágio de coronavírus.
De acordo com a publicação assinada pelo Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, a arquidiocese deve zelar pela vida da população da região. O decreto também convida os devotos a acompanharem as celebrações do Santuário transmitidas de forma on-line.
No documento, Dom Paulo Mendes reforçou, ainda, que a festa programada para este ano foi oficialmente transferida para 2021. Neste ano, a festa da padroeira do Triângulo Mineiro completaria 150 anos e uma festa especial havia sido planejada para comemorar o ano Jubilar.
Neste ano, a maior festa católica da região do Triângulo Mineiro, a festa de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, completaria 150 anos.
A cidade tem cerca de 5 mil habitantes e recebe aproximadamente 40 mil visitantes por dia no período da festa. Só no feriado de 15 de agosto em anos anteriores, a cidade já chegou a receber cerca de 200 mil fiéis. São visitantes de várias partes de Minas Gerais e também de outros estados.
O ano Jubilar foi aberto no encerramento da festa do ano passado, no dia 15 de agosto de 2019. No dia 15 de julho deste ano seria realizada a última celebração de coroação da Santa por uma cidade da região e a abertura da festa.
Contudo, o Santuário da Abadia suspendeu participação de público em missas a partir de março deste ano, para evitar aglomerações por causa da Covid-19.
Para este ano, estava programado um mês de festa e encerramento das comemorações seria no dia 15 de agosto, feito pelo Núncio Apostólico no Brasil.